Propostas comerciais no setor de energia solar

Propostas comerciais no setor de energia solar

É fundamental que toda empresa elabore propostas comerciais para oferecer os seus produtos e serviços para o mercado, seja ele qual for.

A proposta comercial atende à necessidade de determinar o preço de um produto ou serviço, assim como a forma de pagamento a ser realizada.

Como funcionam as propostas comerciais no setor solar?

O mercado de energia solar exige propostas personalizadas, com informações previamente trabalhadas.

A proposta deve ser vista pelo seu futuro cliente como uma ferramenta de apoio ao investimento, servindo de auxílio ao vendedor no processo de geração de confiança e diferenciação, com o propósito de direcionar o negócio para o fechamento.

Mitos sobre a proposta comercial

  • Apenas uma cotação de preços;
  • Somente uma apresentação da empresa;
  • Trata-se de uma especificação técnica;
  • Apresenta-se como lista de produtos e serviços.

O que uma proposta comercial deve compor?

Em propostas comerciais para venda de geradores fotovoltaicos, existem alguns pontos fundamentais a serem considerados e exigidos, sendo eles:

  • Nome completo do cliente;
  • Dados básicos da unidade consumidora: endereço ou localização, tipo de telha, tipo de alimentação elétrica, consumo médio mensal;
  • Design solar: geração média mensal, potência total em kWp, o percentual de geração versus o consumo;
  • Lista de materiais e serviços contidos: marca e modelo de módulos e inversores. Descrição dos serviços;
  • Garantia dos equipamentos e serviços;
  • Resumo financeiro: economia gerada na conta, tempo do retorno financeiro;
  • Investimento necessário;
  • Forma de pagamento/: incluir aqui uma simulação de financiamento;
  • Validade da proposta;
  • Tudo aquilo que for diferencial da empresa;
  • Disclaimer: com todas as premissas utilizadas, itens não inclusos, detalhes gerais.

Além disso, é recomendável a utilização de um padrão de linguagem de comunicação, isto é, profissional. A proposta comercial tem a missão de compreender o cliente, tendo a ciência do que possui relevância e importância para ele e qual o objeto de comparação.

Ela deve ser composta por um discurso seguido de ação, para que o cliente se sinta seguro diante do prometido. E, por fim, a proposta tem que estar em constante atualização.

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