Indicador vem sendo impactado pelas condições climáticas e altas temperaturas registradas em várias regiões do Brasil
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou, nesta sexta-feira (21), um novo recorde de demanda instantânea de carga no SIN (Sistema Interligado Nacional), impulsionado pelas altas temperaturas em diversas regiões do país.
Às 14h24, os valores preliminares apurados pelo órgão indicaram que a demanda atingiu a marca de 104.732 MW. Esta é a quarta quebra de recorde na demanda máxima instantânea do ano.
O recorde anterior havia sido registrado em 12 de fevereiro, quando o consumo instantâneo alcançou 103.754 MW. Antes disso, as maiores marcas do ano ocorreram em 11 de fevereiro (103.335 MW) e 22 de janeiro (102.810 MW).
De acordo com Marcio Rea, diretor-geral do ONS, o crescimento da carga tem sido diretamente influenciado pelo calor intenso, que eleva o uso de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores.
Apesar da alta demanda, ele ressalta que o SIN tem operado com segurança e plena capacidade para suprir as necessidades do sistema elétrico brasileiro.
“O novo recorde reforça o quanto o SIN está respondendo de forma segura e adequada à crescente demanda de carga. Os estudos de planejamento do ONS tinham mapeado esse comportamento e a operação se preparou para atender ao que estamos observando: uma constante quebra de recordes na demanda de carga, porém mantendo o equilíbrio do sistema elétrico brasileiro”, disse ele.