É fundamental que toda empresa elabore propostas comerciais para oferecer os seus produtos e serviços para o mercado, seja ele qual for.
A proposta comercial atende à necessidade de determinar o preço de um produto ou serviço, assim como a forma de pagamento a ser realizada.
Como funcionam as propostas comerciais no setor solar?
O mercado de energia solar exige propostas personalizadas, com informações previamente trabalhadas.
A proposta deve ser vista pelo seu futuro cliente como uma ferramenta de apoio ao investimento, servindo de auxílio ao vendedor no processo de geração de confiança e diferenciação, com o propósito de direcionar o negócio para o fechamento.
Mitos sobre a proposta comercial
- Apenas uma cotação de preços;
- Somente uma apresentação da empresa;
- Trata-se de uma especificação técnica;
- Apresenta-se como lista de produtos e serviços.
O que uma proposta comercial deve compor?
Em propostas comerciais para venda de geradores fotovoltaicos, existem alguns pontos fundamentais a serem considerados e exigidos, sendo eles:
- Nome completo do cliente;
- Dados básicos da unidade consumidora: endereço ou localização, tipo de telha, tipo de alimentação elétrica, consumo médio mensal;
- Design solar: geração média mensal, potência total em kWp, o percentual de geração versus o consumo;
- Lista de materiais e serviços contidos: marca e modelo de módulos e inversores. Descrição dos serviços;
- Garantia dos equipamentos e serviços;
- Resumo financeiro: economia gerada na conta, tempo do retorno financeiro;
- Investimento necessário;
- Forma de pagamento/: incluir aqui uma simulação de financiamento;
- Validade da proposta;
- Tudo aquilo que for diferencial da empresa;
- Disclaimer: com todas as premissas utilizadas, itens não inclusos, detalhes gerais.
Além disso, é recomendável a utilização de um padrão de linguagem de comunicação, isto é, profissional. A proposta comercial tem a missão de compreender o cliente, tendo a ciência do que possui relevância e importância para ele e qual o objeto de comparação.
Ela deve ser composta por um discurso seguido de ação, para que o cliente se sinta seguro diante do prometido. E, por fim, a proposta tem que estar em constante atualização.